quinta-feira, junho 22, 2006

Schlegel ao jantar, na cordoaria...

…«Mas como, a meu ver, o que se chama correntemente religião vive no conjunto dos fenómenos mais grandiosos e mais admiráveis, eu só posso, como tal, considerar como religião, em sentido estrito, o que tem lugar quando pensamos, criamos e vivemos divinamente, e que vivemos preenchidos de Deus; quando um sopro de recolhimento e de entusiasmo se estende sobre todo o nosso ser; quando nada se faz por dever, mas tudo por amor, simplesmente porque se quer e quando só se quer porque Deus o diz – Deus, quero eu dizer: Deus em nós.»

Friedrich Schlegel, “Sobre a Filosofia (Carta a Doroteia)”, Athenaeum, Vol. II, 1 (1799)

8 Comments:

Blogger salomé said...

Então, eu diria que esse jantar deve ter sido sublime! Uma experiência divina(l), ainda que "pouco religiosa"...

2:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amor em nós. (Gostei muito deste excerto, obrigada)

3:19 da tarde  
Blogger feniana said...

santidades já me asseguraram que fazes ;) e selecção de textos que dizem, falam, comunicam. também :)
beijos e um kit-kat!

7:01 da tarde  
Blogger Fabiana said...

Os jantares "pouco religiosos" (do comentário da mé) são os melhores ;)

7:54 da tarde  
Blogger TR said...

Interessante. A questão é que a religião é um conceito humano, colectivo e não individual! Funciona por "contágio" ou pela força do grupo, por isso é que existe a missa, encontros de fé, de reflexão, etc. Há naturalmente o indivíduo singular, mas essa fé individual adquire força na expressão colectiva.

1:31 da manhã  
Blogger rps said...

O Schlegel pára no Mercedes? Tenho a impressão que já ouvi isso a alguém...

5:41 da tarde  
Blogger redonda said...

O quadro parece-me de Casper David Friedrich ... Estarei certa?

1:30 da manhã  
Blogger redonda said...

Se não for dele, deve ser de um outro pintor do romantismo alemão...

1:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer