terça-feira, janeiro 16, 2007

Reflexão de tasco: Ser-se maior e vacinado!



Não chega a ser uma expressão, mas podia bem ser um lema. Reclama um estatuto e promove o seu sujeito dizente ao Olimpo da deliberação. Falo da frase corrente: “Sou maior e vacinado!”

Sou MAIOR e VACINADO!

Repare-se que tal frase é uma aglutinação centrada no modus vivendi ocidental e urbano, onde o adulto é uma instituição e a medicina profiláctica uma garantia; onde se instaura a lucidez pela legitimação burocrática de dois documentos – o BI e o boletim de vacinas: sou comprovadamente maior e decididamente vacinado. Mas desenganem-se as mentes simples e sucintas se pensam que a declaração que celebra o ser-se maior e vacinado se basta nestas ténues justificações.

A frase “sou maior e vacinado” enraíza-se perfeitamente na trama epistemológica da modernidade, com Kant a instituir as condições da maioridade e Pasteur a oferecer as garantias da vacinação. Quando digo que sou maior e vacinado, tenho os cabelos brancos de Kant e a idade provecta de Pasteur… Junte-se tudo numa frase e temos um critério hegeliano, dizendo que a noite da filosofia (sou maior) é sempre precedida por um dia de ciência (sou vacinado). Subliminarmente marxistas, invertemos Hegel e compusemos a expressão em toda a sua musicalidade: Sou maior e vacinado…

Sou maior e vacinado!

Esta reflexão de tasco, porém, está longe da segurança e do alento de uma breve frase ventilada ao ouvido. Não. Trata-se de uma preocupação genuína quanto à soberania das actuações e atitudes deste que aqui escreve. É que depois de, em pleno tasco, ter ouvido esta reclamação quezilenta, fui também eu inspeccionar o meu boletim de vacinas…

… Falta-me o reforço do tétano. Claro! Eu já estranhava esta incontrolável vontade de fazer bolas de cuspo, de comer chupa-chupas, de garatujar em vez de escrever, de ligar o cão à tomada…

Porquê? Porque se abusa desta expressão? Porquê? Esta seria a questão a responder, se não fosse já tão tarde e não quisesse ver o Noddy!

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ó proféssor, tenho a mesma falha no meu boletim... Quere ir andar de escorrega? 'Bora! ;)

7:21 da tarde  
Blogger rps said...

Incrível, mas li este post há seis ou sete horas atrás e já pensei mais de 20 vezes onde raio pára o meu boletim de vacinas...

11:51 da tarde  
Blogger Fabiana said...

Eu não sou vacinada.

11:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ai stor n m diga nd!
hj percebi k vou fazer 24 anos!!!!
cm é possivel!?MEDU!!!
e ja viu o k foi calhar no meu dia d anos??? k horror...
beijinhos

6:53 da tarde  
Blogger António Conceição said...

1- Devia haver uma vacina que nos protegesse do Noddy.

2- Não sei se sou "o vacinado". Sei que sou "o maior".
Pelo menos, da minha rua.

1:35 da tarde  
Blogger Verdesanos said...

Tétano?

Será essa a maleita que te provoca ocasionais bigodes de espuma e as falas arrastadas?

Sempre pensei que fosse da cerveja!

7:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer