segunda-feira, maio 07, 2007

Mais um não-post

...entra Maio, o tempo das cerejas.

Não pode deixar de ocorrer, algures, por entre a sucessão comezinha dos dias no coleccionar sonolento das horas, a famosa canção francesa tomada de empréstimo para simbolizar a francesa “semana sangrenta” de um Maio longínquo, no contexto da célebre comuna de Paris.

Séculos volvidos, esta música serviu já outros contextos belicosos, aflorando os lábios de outras pessoas, mais ou menos “descamisadas”, diferentemente excluídas; recentemente, surgiu como protesto contra a brutalidade palavrosa e bem-vestida de um tal de Nicolas Sarkozy...

Um não-post é um paradoxo, um horizonte tensional de negação, como se o «não » dependesse directamente do registo que pretende negar. Um não-post afirma, regista, rejuvenesce nos escombros de uma não-democracia que vai colonizando todos os espaços em que tão garbosamente se passeia. Um não-post vai trauteando o tempo das cerejas – «Mais il est bien court le temps des cerises» – balanceado entre a suavidade de um lamento e uma breve mas esperançada ânsia de transformação.

Quando triunfam os estados de polícia, a vigilância securitária, os « impérios » da uniformização e o convívio permanente com o aviltamento dos mais fracos, aí está um não-post num tempo de cerejas, fruta de rotunda e rubra delicadeza capaz de resistir aos argumentos musculados dos impropérios fascistas, dos gestos de chantagem e de agressão feitos e perpetuados com o aceno indiferente da maioria.

Se a não-democracia se organiza e se desculpa com o jogo democrático, é justo, então, que nele sustentemos um certo hábito do Não: do não-post que, com a fragilidade de uma cereja, irrompe por Maio dentro no convite da sua cor efémera. Com desejos de Maio e num não-post, glorifiquemos então, num espaço mínimo da imensa urbe cibernética a persistência frutuosa de uma certa Democracia, com a desolação disfarçada no canto de um hino antigo:

« J'aimerai toujours le temps des cerises »...

2 Comments:

Blogger rtp said...

Deixo aqui o meu não-comentário para sublinhar a importância da reflexão que aqui nos deixas...

11:55 da manhã  
Blogger rps said...

O meu não-comentário serve para dizer que adoro cuspir caroços de cereja. E fazer concursos. Não será lá muito bonito, mas é divertido.

12:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer