sexta-feira, abril 20, 2007

Reflexão de tasco: A questão “UM BONGO”

Prometida há muito, esta reflexão surgiu num longínquo jantar de bloggers, quando o Funes confessou, perante atónitos comensais, o gosto que tinha em ir para os restaurantes pedir “Um Bongo”. De imediato, a verdade lógica agarra-se-me cinicamente às canelas, por estar quotidianamente indefinido se, quando queremos pedir dois pacotes deste néctar, devemos pedir 2 Bongos ou 2 Um Bongos. A questão é séria, mexendo com o rigor lógico que, para os analíticos, precede a metafísica, quando nos apercebemos da profunda tautologia daquela que parece ser a resposta mais imediata: Pedir 2 Um Bongos é equivalente a pedir 2 Um bilhetes para o cinema que, em sessão contínua, passa 2 uma longas-metragens permeadas por 1 um intervalo… Mas a questão vai apenas no começo.

É que este sumo declara-se “uma festa de 8 frutos”, alertando de imediato para questão do múltiplo e do uno que, de Demócrito a Xenófanes, afligiu nomes ilustres da filosofia antiga. Como podemos chamar Um Bongo a 8 frutos espremidos, quando é manifestamente errado chamar 8 bongos a apenas um?!

Não menos séria é, aparte os formalismos lógicos, a questão comercial. Se vou ao supermercado e opto por comprar um pacote promocional de 6 Um Bongos (m.q. 1 pacote de 6 (um)bongos) pelo preço de 5, o meu inconsciente consumista (se não há, que se invente) vai levar-me a agir como se estivesse a comprar um (Bongo) pelo preço de 5, dado que a compra do Um Bongo vai sobrepor-se ao facto de estar a levar realmente 6, pelo preço de 5 (um) Bongos. Tal facto apenas poderia ser contrariado se este pacote pudesse ser pago em parcelas a 6 empregados chamados Humberto, sendo que o último não aceitasse o pagamento – o que é raríssimo acontecer, já que há sempre pelo menos um dos [H](UM)Bertos do supermercado de folga nesse dia (o patrão farta-se de dar folgas aos Humbertos, sempre a julgar que só deu uma).

Convido, pois, a que destruam Babel. Não ao Um dos Bongos, atentado lógico e metafísico capaz de equiparar os bongos à unidade demiúrgica de todo o universo! Sim, à multiplicidade e ao caos… Destruam-se! Sem dó nem piedade!...

Ah! Não é despiciendo o facto de os 8 sumos presentes no Um Bongo serem uniformemente uma merda!

9 Comments:

Blogger rps said...

Testemunhei um desses pedidos do Funes, salvo erro, no Café Veneza ou no Símbolo, frente à Câmara de Gaia, e reagiu o empregado:
- Um bolo?
- Não. "Um Bongo".
- Mas que bolo? Quer escolher?...

10:07 da tarde  
Blogger rtp said...

Deleito-me sempre a ler estes posts, em que, num discurso filosoficamente fundado, trata de um modo tão divertido temas banais do quotidiano!
Nunca bebi "Um Bongo"! Hoje vou pedir um "Um bongo" para acompanhar o almoço! :-)

12:56 da tarde  
Blogger jg said...

Porque os gostos não se discutem, embora eu ache que há o bom gosto e o mau gosto, sugeria tão só que na conclusão "Ah! Não é despiciendo o facto de os 8 sumos presentes no Um Bongo serem uniformemente uma merda!" se usasse o democrático "uma boa merda"

7:45 da tarde  
Blogger Fabiana said...

"Deleito-me sempre a ler estes posts, em que, num discurso filosoficamente fundado, trata de um modo tão divertido temas banais do quotidiano!
Nunca bebi "Um Bongo"! Hoje vou pedir um "Um bongo" para acompanhar o almoço! :-)" Eu também.

9:40 da manhã  
Blogger filipelamas said...

Fantástica a forma como se parte do "bongo" para coisas bem mais sérias!

4:17 da tarde  
Blogger Elentári said...

Dois Bongos?
É melhor denominá-los assim.
Certa vez um senhor empregado de mesa fulminou-me com o olhar quando eu disse que queria pagar dois Sumol. Corrigiu-me imediatamente: "ora então era para pagar dois Sumóis..."
A partir de então uso a regra, pluralizo as marcas. Pelo menos em cafés e pastelarias...

2:06 da manhã  
Blogger feniana said...

ninguém bebe um bongo, quanto mais dois :)

mas sou bem ler-te.

3:12 da tarde  
Blogger redonda said...

Este comentário foi removido pelo autor.

9:07 da tarde  
Blogger redonda said...

:) Penso que há muito tempo atrás terei pedido e bebido um bongo...mas já não estou certa :)
E perante a última frase não estou a pensar em voltar a pedir outro tão cedo...
(anterior comentário quase igual (com excepção do erro) era meu, mas tinha um erro - vou culpar a constipação - se não fosse por estar constipada, é claro que escreveria muito bem e sem erros)

9:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer